Há 450 anos nascia em Stratford-upon-Avon o mais importante dramaturgo da história: William Shakespeare!
Para comemorar a data, Helcio Hime resolveu relançar duas releituras das mais célebres obras do bardo inglês: Macbeth e Hamlet.
"São fantasias sobre os dois mais importantes solilóquios da dramaturgia: 'To Be or Not to Be' e 'Sound and Fury' " - comenta Hime, que, além de interpretar os papéis-título, também assina a concepção, a tradução e a direção das adaptações para o cinema.
A tradução de Hime para "To Be or Not to Be" é uma pérola, um dos melhores textos em Português que a obra do bardo já recebeu.
Hime, alfabetizado simultaneamente em Inglês, Francês e Português, em uma escola estrangeira, foi ousado nas traduções, quebrando paradigmas consolidados há anos em nossa língua, trazendo Shakespeare para o Português de uma forma revigorada.
O resultado foi um texto atual, vibrante, mantendo todo o lirismo e a força da obra original, porém facilmente compreensível nos dias de hoje.
"Finalmente entendi o que Shakespeare quis dizer" - é o comentário comum de muitas pessoas que assistiram aos filmes.
Os roteiros são interessantíssimos e prendem sobremaneira a atenção do espectador.
Hime, que já recebeu importantes prêmios literários por seus trabalhos anteriores, transubstanciou a obra do bardo para estórias atuais, dinâmicas, onde os solilóquios são orgânicos e perfeitamente cabíveis em circunstâncias originais.
Há um toque de surrealismo que dá ainda mais sabor ao desenrolar das tramas.
O trabalho de ator de Hime em "Shakespeare e a Peça de Nome Proibido", baseada em Macbeth, é primorosa. Ele dobra papéis. Faz um tradutor moderno que fala em português e também interpreta o próprio protagonista trazendo o solilóquio em inglês como falado na época. É até difícil reconhecer que se trata do mesmo ator tamanha a transformação entre cada personagem. Até a técnica de atuação e a voz mudam completamente de um papel para o outro.
Em "Pocket Hamlet To Be or Not to Be - Fantasia sobre um Solilóquio" Hime faz um Hamlet moderno atordoado por ter sido abandonado na porta do altar.

No solilóquio ele flerta com a eterna dúvida entre continuar existindo ou parar de existir, dando às palavras de Shakespeare intenções interpretativas absolutamente inéditas e inspiradoras. Sedução, Esperança, Ironia, Sinceridade, Angústia, Revolta, Desespero está tudo ali presente em um único solilóquio na atuação espetacular deste ator.
O filme termina com uma comovente homenagem a um dos mais importantes escritores brasileiros: "Ao mestre Alcione Araújo (in memoriam) que legou a seus alunos a paixão por Shakespeare". Hime foi aluno de Araújo em uma pós-graduação na PUC sobre Shakespeare e Tragédias Gregas.
Para se deliciar com estas obras basta digitar no Youtube "Helcio Hime To Be or Not to Be" e "Helcio Hime Shakespeare e a Peça sem Nome";
Ficha Técnica:
Pocket Hamlet - To Be or Not to Be - Uma fantasia sobre um Solilóquio
com Danielle Cesar e Helcio Hime
Concepção, Roteiro, Direção e Tradução: Helcio Hime
Câmeras: Gilmar Ferreira, Daneille Cesar e Helcio Hime
Shakespeare e a Peça sem Nome
Com Helcio Hime
Concepção, Tradução, e Roteiro:: Helcio Hime
Imagens e Produção: William Juvêncio e Rodrigo Gallo
Texto por: Geo D`Anjos







79 9 8838-4169