Essa campanha midiática e ridícula da banana pra combater o racismo é algo tão catártico quanto eram as campanhas para ajudar os pobres, desabrigados e famintos do NE do Brasil, quando a seca matava milhares de brasileiros.
Os que estavam no poder, no governo, com ajuda da Rede Globo e Cia (super-limitada...) faziam campanhas enormes de solidariedade, ao invés de cobrar do poder público e denunciar os motivos e as causas das catástrofes, pra lá de anunciadas.
Aquilo, sim, era esmola. Aquilo nunca foi política pública. Somente os grandes aglomerados de comunicação "aliviando" para o governo da vez e, pra variar, jogando a culpa ou na natureza ou no povo pobre e isentando o poder público da responsabilidade.
Você acha que nos últimos 12 anos não tivemos seca no NE do Brasil? E por que você acha que nestes 12 anos não tivemos notícias do flagelo da seca e das consequências trágicas que tínhamos há décadas atrás?
Não se deixe enganar e não confunda política pública com esmola. Nem confunda luta contra a desigualdade com campanha midiática. Não se purgam práticas e heranças sociais com peças publicitárias mas, sim, com políticas públicas afirmativas.
Texto por: Abrahão Crispim Filho






79 9 8838-4169