24.5 C
Brasil
Sábado, Maio 4, 2024
MAIS

    2º Congresso de Compliance e Ética Empresarial realizado pelo IBDEE

    Com o tema “Compliance 5.0, o futuro já chegou e ele é verde e digital”, o encontro reuniu maiores autoridades em IA, Compliance, Ética e Sustentabilidade

    Publicidadespot_imgspot_img

    Advogados, empresários, jornalistas e profissionais de sustentabilidade, compliance e tecnologia acompanharam, na última quinta feira o 2º Congresso realizado pelo IBDEE – Instituto Brasileiro de Direito e ética Empresarial, uma entidade sem fins lucrativos que busca promover a integridade nos negócios e facilitar a relação entre empresários e o governo, visando o comportamento ético e o desenvolvimento sustentável.
     

    Durante todo o dia, mais de 500 pessoas circularam nos salões do Hotel Intercontinental, para acompanhar os painéis e aprofundar contatos e conhecimento na área.
     

    11 paineis realizadas durante todo o dia, discutiram temas como Fraudes no futuro, Inteligência Artificial e seus desafios éticos, Compliance em ambientes acelerados – regulação e inovação, Compliance e sustentabilidade, Compliance na preservação da cadeia de valor, Dilemas éticos nas gestões sustentáveis, Compliance no terceiro setor, Inteligência e governança no futuro e o papel do compliance na transição energética.
     

    O Presidente do Instituto, Dr Godofredo de Souza Dantas comentou, ao fim do evento: “O Cogresso foi, na minha concepção, um sucesso inegável. A produção de conteúdo que foi feita hoje pelo IBDEE certamente contribui muito para o fomento do debate sobre a ética nas corporações, nas interações das empresas com a administração pública, o que é plenamente convergente com os propósitos do Instituto. Foi um dia muito rico, no qual aqueles que estiveram presentes puderam presenciar os mais renomados especialistas, tratando de uma forma bastante rica de temas pontuais, principalmente os dilemas éticos impostos por essa existência de um mundo híbrido, ora físico, ora digital. Foi uma grande alegria. Foi uma grande alegria para nós do IBDEE podermos realizar esse evento. E agora o desafio é manter a chama acesa para os próximos”
     

    A preocupação do IBDEE com a ética é uma ação constante, e ela acompanha a inovação e os movimentos tecnológicos que permearão a sociedade.

    Aspas de alguns dos painelistas do Congresso:

    Dora Kaufman, Professora da PUC SP e pesquisadora de impactos éticos/sociais de inteligência artificial: “A inteligência artificial é, de fato, uma tecnologia que está transformando a prática de funcionamento da economia da sociedade, então ela é estratégica. Eu cumprimento muito o IBDEE pelo fato de inserir esse tema num encontro que eu acho que tem que ser discutido e particularmente, os advogados e juristas têm um papel importantíssimo nesse processo, porque quanto mais complexo fica o ambiente de negócios, mais precisamos de advogados, que precisam estar atualizados nos impactos dessa tecnologia” (Painel: Tendências de Regulamentação da Inteligência Artificial)

    Patrícia Godoy, Compliance Officer do Google: “Acho superimportante um Congresso como esse, que foque em governança corporativa. As empresas têm um impacto muito grande na sociedade e quanto mais pudermos falar e trocar ideias, experiências sobre como a gente consegue transformar esse ambiente para que o impacto seja cada vez mais positivo na sociedade, melhor” (Painel: Compliance em ambientes acelerados: da regulação à inovação)

    Miriam Wimmer, Diretora da Autoridade Nacional de Proteção de Dados ANPD: “É uma grande alegria participar desse congresso, porque é uma oportunidade de debater questões éticas associadas ao mundo empresarial, em particular, eu trabalho na autoridade nacional de proteção de dados que é responsável por implementar uma legislação que também tem uma transversalidade e se prende fortemente à pauta de compliance.” (Painel IA e os desafios éticos no mundo digital)

    Fábio Feldman, Advogado e Deputado Constituinte: “Fiquei muito entusiasmado com esse congresso, primeiro pela audiência muito jovem, participativa e propositiva. Acho que, no momento em que vivemos, isso é muito importante e mais do que isso, nos temas que eu trabalho (mudança no clima, aquecimento global, perda de biodiversidade), o engajamento dessas pessoas é o que pode fazer a diferença” (Painel o papel do compliance na transição energética)

    Ricardo Young, Empresário e Sustentabilista: “Eu acho que esse evento foi fundamental porque os advogados, eles estão no coração de todo o processo de regulamentação das empresas, da relação das empresas com o governo e das empresas com a sociedade. E ter uma visão não só técnica da atividade jurídica é absolutamente fundamental.

    Não se trata apenas do compliance da regulação da lei, trata-se de compreender em que contexto ela é aplicada e quão bem ou quão mal ela pode trazer.

    Porque o uso da lei pode trazer danos terríveis também quando ela é feita sem uma consciência sistêmica. Então, acho que esse evento traz luzes e contribuições muito importantes para os participantes nesse sentido. (Painel: Alicerces da integridade para o Futuro).

    - Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidade
    Publicidadespot_imgspot_img
    Últimas notícias
    Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
    Notícias relacionadas
    PublicidadePublicidade