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Domingo, Maio 5, 2024
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    Curta brasileiro “AMARELA” concorre à Palma de Ouro no 77º Festival de Cannes

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    Abril de 2024 — O curta-metragem “Amarela”, escrito e dirigido pelo nipo-brasileiro André Hayato Saito, produzido por Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad // MyMama Entertainment, está concorrendo à Palma de Ouro no 77º Festival de Cannes. O filme foi selecionado entre mais de 4420 obras inscritas e disputa o prêmio máximo do festival com outras dez produções.
     

    Sempre me senti japonês demais pra ser brasileiro e brasileiro demais pra ser japonês. A busca por uma identidade que habita o entrelugar se tornou a parte mais sólida de quem eu sou. “AMARELA” é uma ferida aberta não só do povo Nipo-Brasileiro, mas de todos os filhos das diásporas ao redor do globo que se conectam a esse sentimento de serem estrangeiros no próprio país. Erika, a protagonista, representa o desejo de encontrar nosso lugar no mundo“, comenta Saito. Outro fato celebrado pelo autor é o de ter composto uma equipe e elenco majoritariamente amarelos, acontecimento raro no audiovisual brasileiro.
     

    Sinopse:
     

    São Paulo, julho de 1998. No dia da final da Copa do Mundo contra a França, Erika Oguihara (Melissa Uehara), de 14 anos, uma adolescente nipo-brasileira que rejeita as tradições de sua família japonesa, está ansiosa para comemorar um título mundial pelo seu país. Em meio a tensão que progride durante a partida, Erika sofre com uma violência que parece invisível e adentra em um mar doloroso de sentimentos.
     

    “Me lembro quando Saito chegou para mim em 2019 com um material que rodou todo no Japão com sua família e me disse, quero fazer algo com isso, cinema, mas apesar das inúmeras falas e trocas com eles não falo japonês e não tenho ideia do que está ali. Ali naquele momento, nos unimos nas linhas invisíveis de sua criação autoral e descobrimos juntos uma voz linda, sensível, potente e muito necessária. Tem uma frase do Ailton Krenak que reforça para mim a importância da voz do Saito: ‘Por isso que os nossos velhos dizem: Você não pode se esquecer de onde você é e nem de onde você veio. Isso não é importante só para o indivíduo, é importante para o coletivo, para uma comunidade humana saber quem ela é, saber para onde ela está indo” – Mayra Faour Auad, Produtora e Fundadora MyMama Entertainment.


    “Amarela” é a terceira parte da trilogia de curtas da MyMama com o Saito que investiga sua ancestralidade japonesa a partir de um olhar autoral e íntimo. Tal busca identitária teve início com o curta-metragem “Kokoro to Kokoro”, que abordou os laços de amizade entre sua avó paterna e sua melhor amiga japonesa.
     

    O filme foi eleito melhor documentário de curta-metragem no Roma Short Film Festival, sendo exibido também em importantes festivais como o 40º Festival Internacional do Uruguay, o 24º Festival Internacional do Rio de Janeiro, o Tokyo International Film Festival (onde ganhou Menção Honrosa), o Hollywood Brazilian Film Festival e a Mostra Internacional de Cinema Atlântico.
     

    A trilogia seguiu com “Vento Dourado”, obra que tem como personagem principal sua avó materna, Haruko Hirata, que aos 94 anos se encontra no limiar do existir. O cineasta explora a relação entre as gerações em um ensaio sobre a morte e a convivência íntima da matriarca com sua filha Sumiko, sua cuidadora por 18 anos. O curta fez sua estreia em abril deste ano no histórico 46º Festival Internacional de Cinema de Moscou e terá sua estréia européia no 31º Sheffield DocFest, que acontece em junho de 2024.
     

    “Amarela”, produzido por uma equipe majoritariamente brasileira com ascendência asiática, será o ponto de partida para o primeiro longa-metragem do diretor, ‘Crisântemo Amarelo’, projeto que sintetiza a trilogia e está em processo de captação. Todos os filmes são produzidos pela MyMama Entertainment.
     

    As outras obras que disputam o prêmio são: “Volcelest” (França), de Éric Briche; “Ootide” (Lituânia), de Razumaitė Eglė; “Sanki Yoxsan” (Azerbaijão), de Azer Guliev; “Les Belles Cicatrices” (França), de Raphaël Jouzeau; “Rrugës” (Kosovo), de Samir Karahoda; “Across the Waters” (China), de Viv Li; “Perfectly a Strangeness” (Canadá), de Alison McAlpine; “Tea” (EUA), de Blake Rice”; “The Man Who Could Not Remain Silent” (Croacia), de Nebojša Slijepčević e “Mau Por Um Momento” (Portugal), de Daniel Soares.
     

    A Palma de Ouro de Curta-Metragem será entregue pelo Júri presidido pela atriz belga Lubna Azabal, no sábado, 25 de maio, durante a cerimônia de encerramento do 77º Festival de Cannes.

    Ficha Técnica:

    Uma Produção: MyMama Entertainment

    Dirigido por: André Hayato Saito

    Escrito por: André Hayato Saito, Luigi Madormo e Tati Wan

    Construção de Personagens: Éri Sarmet

    Produzido por: Mayra Faour Auad e Gabrielle Auad

    Coproduzido por: André Hayato Saito e Tati Wan

    Produção Executiva: João da Terra

    Produção Associada: Fernanda Takai, Rodrigo Pasianotto, Jacqueline Sato e Ilda Santiago

    Direção de Arte: Luana Kawamura Demange

    Direção de Fotografia: Hélcio Alemão Nagamine

    Montagem: Caroline Leone

    Produção de Elenco: Gy Ogata

    Figurino: Yuri Kobayashi

    Trilha Sonora Original: Dudu Tsuda e Lilian Nakahodo

    Direção de Produção: Toti Higashi

    Coordenação Executiva: Luísa Durães

    Preparação de Elenco: Marina Medeiros

    Elenco: Melissa Uehara, Ricardo Oshiro, Carolina Hamanaka, Kazue Akisue, Pedro Botine, Joana Amaral, Lorena Castro, Kadu Oliveira, Izah Neiva, Yuki Sugimoto, Bruno Dias, Naoki Takeda, Bernardo Antônio, Adriana Hideshima, Takao Yabu.

    Direção de Fotografia (2a Unid): Danilo Arenas Ireijo

    Caracterização: Mima Mizukami

    Produtora de Objetos: Vanessa Utimura

    1º Ass de Direção: Carolina Sentelhas

    Desenho de Som: Guile Martins

    Cor: Clandestino

    Pós Produção: Junior Spinella

    Produção Associada: Fernando Camargo

    Colaboração no Roteiro: Luana Kawamura Demange, Jacqueline Sato, Érica Suzuki e Caroline Leone

    Assistente de Roteiro de Ensaio: Larissa Murai

    Som Direto: Samuka Braga

    Chefe de Elétrica: Russo Arildo

    Chefe de Maquinária: Ademir Silva

    Produtora de Locação: Dani Façanha e Cristiano Silveira

    Produtora de Arte: Renata Thina

    Ass de Produção: Lira Kim

    2º Ass de Direção: Subúrbia

    Produtor de Figuração: Nalin Junior

    Coreógrafo de Luta: Dani Hu

    Imagens Adicionais (Japão): Yoshioka Hidetake e Hayashi Genya

    1ª Ass de Câmera: Gabriela Akashi

    2ª Ass de Câmera: Camila Rodrigues Yano

    Ass de Câmera 2a Unidade: Gustavo Barros Uehara e Giovanny Oliveira

    Foto Still: Alex Takaki

    Ass de Figurino: Giovanna Naomi

    Ass de Objetos: Akemi Shimada

    Cabeleireiro: Victor Marques

    Ass de Arte: Isabella Nakano

    Ass de Figurino Extra: Ana Paula Hamaguchi

    Platô: Vitinho

    Contra Regra: Marcelo Miranda

    1º Ass de Elétrica: Zequinha

    2º Ass de Elétrica: Geovane Santos e Netto Pica-pau

    1º Ass de Maquinária: Alan Alberto
    2º Ass de Maquinária: Victor Ferreira e Vini Gigante

    Video Assist: Iasha Salerno

    Logger: Daniel Pereira

    Camareira: Karina Santos

    Ajudante de Arte: Bruno Yoshicava e Fernando Strativary

    Ass de Platô: Alberes Souza, Paçoca e Nobru

    Catering: Casa Catering Jeff

    Seguranças: Santana e Fulvio

    Porteiro: Sandro
    Van de Elenco, Câmera e Arte: Foco Brasil Transportes
    Doblo de Figurino: James e Tony

    Pick Up de Produção: Denis Diniz

    Motorista de Produção: Beto Fernandes

    Ônibus de Cena: João Carlos Vieira de Souza

    Motorista e Cobrador: João Batista Sousa e Matheus da Silva Ribeiro
    Estrutura de Produção: Casa do Produtor

    Equipamentos de Câmera: Locadora Digital 35
    Equipamentos de Luz: Locall
    Trilhos: Dlight
    Acervo de Arte e Figurino: Acervo Utimura e Pandora Box
    Apoio: Viação Grajaú (ônibus)

    MyMama Entertainment

    Produção Executiva: Andrea Lanzoni

    Coordenação Executiva: Eduarda Galvão

    Assistente de coordenação executiva: Vicky Mazzia

    Direção de Produção: Latino Melo

    Coordenação de Pós Produção: Fezão Barbieri

    Finalização: Raphael Tarso

    Assistente de Finalização: Vitor Torres

    CFO: Clayton Ricardo

    Coordenação de Financeiro: Gustavo Pitta

    Assistente de Financeiro: Rose Cardoso

    Assistente Administrativa: Edilania Leite

    Assessoria Jurídica: Maluf & Moreno

    Assessoria Contábil: FPJ

    Assistente de produção/motoboy: Diogo Leite

    Clandestino

    Colorista: Alexandre Cristófaro e João Paulo Geraldo

    Coordenação de Pós Produção: Gabriel Alvim

    Conform: Lira Kim

    Quality Control: Bruno Trindade

    Edição Online: Luiza Freire

    Atendimento: Elciane Magda

    Financeiro: Silvia Dotta

    Adminstrativo: Gabrielle Dotta

    Mídias Sociais: Carla Ribeiro

    Supervisão Geral: Alexandre Cristófaro

    Apoio:

    Flow VFX, Clandestino, Studios Ohm

    Agradecimentos:

    ACREC, Tia Nilda Hideshima, Tio Mário Hideshima, Tia Helena e Tio Laércio, Tia Izumi e Tio Takao, Tia Aiko e Tio Takeshi, Tia Alda e Tio Kiyoshi, Tio Sadao e Tia Ivone, Tia Michiko e Tio Marcil, Flavinha Hideshima, Rodrigo Hideshima, Tia Anita Kodama, Lords Diversões, Wan Yu Chih, Marcello Uehara, Kid Burro, Cesar Nery, Renata Racy, Paulo Marco de Souza, Bárbara Lopes, Joana Duchiade, Cacau Idegushi, Poroiwak, Família Fernandes, Família Saito, Satya Fernandes Saito Wan.

    Sobre a MyMama Entertainment

    Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL, com “HACK THE CITY” e “NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO”, a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora audiovisual que mantém o seu foco em filmes e séries de alta qualidade autoral e amplo interesse do público. À frente da empresa estão as sócias e produtoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD.

    Entre suas últimas produções estão os longas-metragens “MEDUSA”, dirigido por Anita Rocha da Silveira, SELEÇÃO OFICIAL NA QUINZENA DOS REALIZADORES – CANNES 2021; “FOGARÉU”, dirigido por Flávia Neves, em co-produção com a produtora francesa Nathalie Mesuret – Blue Monday, e a produtora brasileira Vânia Catani – Bananeira, PREMIADO na BERLINALE 2022 – PANORAMA – Prêmio do Público; “LOS DE ABAJO”, uma coprodução Bolívia/Brasil/Argentina/Colombia, dirigida por Alejandro Quiroga, que estreou no MAR DEL PLATA 2022 e teve sua PREMIÈRE LATINA no Festival INTERNACIONAL DO RIO, e “ODILON, RÉU DE SI MESMO”, uma produção original da HBO MAX. Produziu também a série “The Beat Diaspora”, para o YOUTUBE ORIGINALS, em coprodução com KONDZILLA.

    O próximo filme a ser lançado em 2024, “Vitória”, é do renomado diretor Andrucha Waddington em co-produção com a produtora Conspiração e Globoplay, estrelado pela nomeada ao Oscar Fernanda Montenegro (“Central do Brasil” de Walter Salles e “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão” de Karim Ainouz) e o filme “Amarela”, do diretor André Hayato Saito, com estreia na mostra COMPETITIVA DE CURTA-METRAGEM DO 77º FESTIVAL DE CANNES.

    Os filmes da MYMAMA ENTERTAINMENT já ganharam prêmios em grandes festivais de cinema,

    como Festival de Cinema de Cannes, TIFF, Festival de Sundance, Festival Internacional de Cinema de Locarno, Festival Internacional de Cinema de San Sebastián, SXSW, Berlinale, Festival Internacional de Cinema de Veneza, Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, Mostra de São Paulo, entre outros.

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