25.3 C
Brasil
Domingo, Maio 5, 2024
MAIS

    M&T Expo 2024: Mineração e construção apresentam boas perspectivas neste ano

    Publicidadespot_imgspot_img

    Os setores de construção civil e mineração possuem movimentos cíclicos, mas há uma perspectiva de que siga para um expansionismo, uma vez que as condições financeiras estimulativas tendem a ir para um patamar positivo, criando atratividade de investimentos nestes setores de mercado. É o que destaca Priscila Trigo, economista do Bradesco, no painel “Industry4Her convida: tendências para o mercado de Construção e Mineração”, promovido durante a M&T Expo 2024 – part of bauma NETWORK, principal feira de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração da América Latina, que se encerra nesta sexta-feira (26/4), no São Paulo Expo, e é organizada pela Messe Muenchen do Brasil.

    Priscila Trigo, economista do Bradesco, ministra palestra durante a M&T Expo 2024.
    WTF Live

    Ela comentou que este cenário é parte de uma projeção feita em 2023 pelo Ministério da Economia sobre o Estoque Líquido de Capital Fixo em Infraestrutura, que aponta um crescimento de 44,3% até 2030. Além disso, neste ano, espera-se um crescimento de 2% no PIB brasileiro. Também continuam cortes de juros por parte do Banco Central, o que é bom tanto para a construção civil, quanto para a mineração.

    Entretanto, existem questões geopolíticas que impactam a velocidade do crescimento econômico no Brasil, segundo Trigo, que apontou a preocupação com situações como guerras eminentes, taxas elevadas de juros nos Estados Unidos, e desaceleração da produção chinesa, principalmente com relação à produtos relacionados ao minério.

    _______________________________________________________________________________

    Prefeitura de SP pretende implementar BRT na Zona Leste para dobrar velocidade do transporte de passageiros  

    A prefeitura de São Paulo pretende implantar um sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT) na Zona Leste, com o objetivo de dobrar velocidade do transporte de passageiros naquela região. Marcos Monteiro, secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, afirmou, durante o Fórum Infraestrutura e Modal, promovido na M&T Expo 2024 – part of bauma NETWORK, principal feira de Máquinas e Equipamentos para Construção e Mineração da América Latina, que os BRTs Radial e Aricanduva trarão diversos benefícios à população.

    “Comparado aos corredores de ônibus que existem hoje, o BRT traz algumas melhorias significativas para os passageiros. Serão estações de embarque mais protegidas e confortáveis, com cobrança nas próprias estações, ou seja, fora dos ônibus, com embarque e desembarque mais rápido uma vez que o piso da estação estará no nível do piso dos ônibus, entre outras mudanças que irão modernizar todo o sistema”, comentou Monteiro no Fórum organizado pelo Instituto de Engenharia.

    Segundo ele, o tempo das viagens será reduzido pela metade. O BRT Aricanduva terá 13,4 km de extensão e passará pelas avenidas Radial Leste, Aricanduva e Ragueb Chohfi até o Terminal São Mateus da EMTU. Já o BRT Radial irá do Terminal Parque Dom Pedro até a Avenida Aricanduva.

    O Fórum também teve apresentação sobre o Aeromóvel, pequeno trem movido a propulsão pneumática que fará a ligação entre os três terminais do Aeroporto Internacional de Guarulhos e a estação da CPTM mais próxima, com embarque e desembarque dentro dos terminais. A apresentação foi feita por Marcus Coester, CEO da Aeromovel Brasil S.A. Participaram do evento também Eduardo Maggi, gerente de empreendimento Metrô-Linha 2 Verde e consultores do Instituto de Engenharia.

    ________________________________________________________________________

    Os visitantes da M&T Expo – part of bauma NETWORK, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, que acontece até amanhã (sexta, 26/4), no São Paulo Expo, estão aproveitando a Arena de Demonstração, para acompanhar a operação dos equipamentos em tempo real.

    Arena de Demonstração é destaque para visitantes a M&T Expo 2024

     “A arena é muito importante porque é o momento em que podemos ver o desempenho das máquinas. Vê-las funcionando é o que dá dinamismo à feira”, afirmou Ivan Gonçalves, executivo de vendas de uma empresa de logística, que é visitante habitual da feira.

    Carlos Alberto veio pela primeira vez ao evento e está em busca de novos fornecedores. Funcionário de uma empresa no município de Itaguaí (RJ) que faz locação de equipamentos da linha amarela, adorou a ideia da Arena. O equipamento que mais chamou sua atenção foi a retroescavadeira da Lovol. “Eu não conhecia esta máquina e achei interessante em funcionamento”.

    Rodrigo Rossi Matheus atua numa empresa de mineração em Monte Mor, no interior de São Paulo, e parou para assistir à demonstração do caminhão elétrico da empresa XCMG. Ele e os colegas de trabalho estão interessados em caminhões de grande porte para o carregamento de areia. “Estamos analisando se o caminhão elétrico é uma boa alternativa para compra”.

    ________________________________________________________________________

    • Caterpillar: Lançamento das Escavadeiras Grandes 340 e 350, projetadas especificamente para clientes que precisam de máquinas maiores. As escavadeiras oferecem Lift Assist, Auto Dig Boost, E-fence, Grade 2D e Payload. Já a carregadeira 950 GC agora é fabricada no Brasil, tornando-a mais conveniente para os clientes da Caterpillar na América do Sul. Outro novo modelo em exposição é a pavimentadora de asfalto de esteira AP455, projetada ruas urbanas, estacionamentos e muitas outras aplicações de pequeno a intermediário.
    • John Deere: O principal destaque são os novos equipamentos da estratégia de versões G, P e X. Os modelos G fornecem a versatilidade e robustez necessárias para os trabalhos de construção com menor complexidade e maior diversidade de aplicações. Os modelos P contam com recursos avançados que oferecem desempenho, eficiência, conforto e vida útil excepcionais em aplicativos exigentes e de alta produção. Já os modelos X possuem tecnologias disruptivas e recursos inovadores. Outro lançamento é a pá-carregadeira 944 X equipada com o E-Drive, um sistema de transmissão híbrido-elétrico.
    • Volvo Construction Equipment: Comprometida com a construção de um futuro mais sustentável, através de iniciativas inovadoras, tem como meta global ter 35% de suas máquinas totalmente elétricas até 2030 e zerar emissões em seus produtos até 2040. Além de novidades para a descarbonização, a marca apresenta uma evolução de sua consagrada linha de carregadeiras, promovendo um salto tecnológico nessa categoria de produto. Outro destaque é a ampliação da jornada digital da Volvo CE.

    Saiba mais sobre a M&T Expo: https://www.mtexpo.com.br/

    Serviço
    Data: 23 a 26 de abril de 2024
    Horário: 13h às 20h
    Local: São Paulo Expo, SP
    Credenciamento gratuito: https://www.mtexpo.com.br/credenciamento
    Expositores confirmados: https://vitrinedenegocios.mtexpo.com.br/event/mt-expo/exhibitors

    Sobre a Messe München

    Como uma das maiores empresas de feiras do mundo, com cerca de 50 feiras de bens de capital, bens de consumo e novas tecnologias, a Messe München estabelece novos padrões para inovação, flexibilidade e networking. Juntamente com as principais feiras internacionais, como bauma, electronica, IFAT e BAU, a Messe München está constantemente expandindo seu portfólio, adicionando, por exemplo, formatos digitais. Em sua sede em Munique, realiza feiras, conferências e eventos de alta qualidade. Atua em todos os importantes mercados em crescimento, como a China, Índia, Brasil e Turquia. Com sua rede de empresas associadas e agências estrangeiras, está presente em mais de 100 países.

    Sobre a Messe Muenchen do Brasil 

    Como parte da estratégia de expansão internacional, em 2017 foi fundada a subsidiária Messe Muenchen do Brasil com o propósito de trazer para o mercado nacional os níveis de excelência e inovação estabelecidos na sede da Alemanha e apoiar o desenvolvimento de feiras de negócios em uma direção especializada e internacionalizada.

    Sobre a Sobratema

    A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) atua há mais de 34 anos na geração de negócios e no desenvolvimento dos setores da construção, mineração, rental, agronegócio e sustentabilidade do meio ambiente. Com mais de 600 associados, os programas da entidade contemplam diferente aspectos desses segmentos, incluindo a disseminação de conteúdo qualificado e inédito sobre o mercado, a divulgação de conhecimento técnico e tecnológico, a interação entre os profissionais do setor, o oferecimento de ferramentas estratégicas usadas nesses segmentos, o intercâmbio com tecnologias inovadoras internacionais e a capacitação e certificação profissional.

    - Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidade
    Publicidadespot_imgspot_img
    Últimas notícias
    Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
    Notícias relacionadas
    PublicidadePublicidade