31.5 C
Brasil
Domingo, Maio 5, 2024
MAIS

    Sofia Leão estreia ‘No Rancho Fundo’ como compositora de trilha para novelas ao lado do produtor e maestro Ricardo Leão

    Além dos clássicos da música nordestina, interpretados por grandes artistas, a novela das 18h traz composições instrumentais autorais gravadas na Estônia com orquestra

    Publicidadespot_imgspot_img

    Mergulhado no sertão nordestino, a nova novela das 18h “No Rancho Fundo”, da Globo, reverencia a cultura e sua música com clássicos interpretados por artistas consagrados  como Elba Ramalho, Fagner, Luiz Gonzaga e Alceu Valença, mesclados com jovens talentos, como João Gomes e Lucy Alves.  No entanto, a musicalidade que contribui para o tom da narrativa, também conta com melodias instrumentais melódicas, criadas especialmente para a trama, por Ricardo Leão e Sofia Leão, gravadas em Tallinn, na Estônia, com orquestra de cordas. 

    De acordo com a compositora, participar de um projeto da maior rede de televisão brasileira, a convite de Ricardo Leão, é uma oportunidade que superou todos os seus sonhos. “A novela não apenas oferece entretenimento, mas também conta histórias que ressoam com o público, abordando temas importantes e tocando os corações dos telespectadores. Estou honrada por fazer parte desse projeto e contribuir com minha música para a narrativa dessa história envolvente”, declara Sofia Leão, que recém lançou seu primeiro EP, ‘Portal, produzido por  Artur Wolynec Vienna.

    Sofia Leão e Ricardo Leão em estúdio/Divulgação

    A música original de “No Rancho Fundo”, é assinada por Ricardo Leão, Daniel Tauszig, com melodias mixadas por Fabrício Mattos, produtor e engenheiro de áudio vencedor de dois Grammy Latino. Sofia Leão, participa do projeto como compositora convidada. 

    Para Sofia, embora tenha começado a frequentar estúdios desde muito jovem, para gravar suas próprias músicas, compor e gravar com uma orquestra em outro país para uma produção de alta qualidade foi uma experiência que chegou para somar e enriquecer sua carreira como compositora.

    Parceria em outras produções

    Aos cinco anos Sofia Leão já frequentava estúdios para gravar seus primeiros trabalhos. Incentivada por seu pai,  produzia um CD com quatro músicas, para presentear amigos e familiares em cada uma de suas festas de aniversário. Interessada em aprender, estudou canto e piano ao longo dos anos e  aprofundou-se em teoria musical até chegar na  Berklee College of Music, em Boston. 

    “Foi lá que descobri minha paixão pela composição, optando por focar meus estudos em Composição e Produção voltada para Trilha Sonora. Tive professores e mentores incríveis que deixaram uma marca profunda em mim e me ensinaram não apenas técnica, mas também a importância de manter minha autenticidade”, revela.

    Desde então, Sofia passou a reunir diversos trabalhos ao lado de Ricardo Leão, como a música  “Home Going Away” – mixada por Fabrício Mattos – que faz parte da trilha sonora do longa-metragem “Diários de Intercâmbio” – Netflix.

    E como intérprete, também assina sua participação no projeto “Amores, Trilhas e Canções”, idealizado por Ricardo Leão, na faixa “Céu de Isopor”, em colaboração com a Orquestra Sinfônica de Goiânia. 

    “Compor ao lado de Ricardo é algo que sempre me traz  alegria. Ele está sempre aberto para ouvir minhas ideias, dar feedbacks e me dá flexibilidade pra seguir minha intuição. Nosso processo de composição é bastante colaborativo e fluido. Geralmente, começo enviando um tema que escrevi, e então ele contribui adicionando elementos únicos à composição, seja no arranjo ou na instrumentação. Ou vice e versa. Após trocarmos ideias e complementarmos o trabalho, finalizamos as partituras para gravar os instrumentos. Aprendo muito com ele durante esse processo, e nossa parceria é enriquecedora”, revela a compositora.

    Em Los Angeles, onde vive atualmente, Sofia Leão participou do time musical de diversos projetos, incluindo “O Gato de Botas 2”, assim como para o curta-metragem “Geração Kardashian”, produzido pela prestigiada Ananã Produções, com direção e roteiro de Caio Mitidieri.

    “L.A é uma cidade vibrante e inspiradora, onde posso continuar expandindo meus horizontes musicais e colaborando com talentos de todo o mundo”, conclui.

    - Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidade
    Publicidadespot_imgspot_img
    Últimas notícias
    Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
    Notícias relacionadas
    PublicidadePublicidade