21.9 C
Brasil
Terça-feira, Abril 30, 2024
MAIS

    Oracle lança Java 22

    Publicidadespot_imgspot_img

    São Paulo — Março de 2024 — A Oracle anunciou a disponibilidade do Java 22, a versão mais recente da plataforma de desenvolvimento e linguagem de programação número um do mundo. O Java 21 (Oracle JDK 21) oferece milhares de aprimoramentos de desempenho, estabilidade e segurança que ajudarão os desenvolvedores a aumentar a produtividade e impulsionar a inovação e o crescimento em suas organizações. Isso inclui melhorias na linguagem Java, suas APIs e desempenho, e as ferramentas incluídas no JDK.

    “Os novos aprimoramentos no Java 22 permitem que mais desenvolvedores criem e forneçam aplicativos ricos em recursos, escaláveis e seguros de forma rápida e fácil para ajudar organizações em todo o mundo a expandir seus negócios”, disse Georges Saab, vice-presidente sênior da Oracle Java Platform e presidente do conselho de administração da OpenJDK. “Ao fornecer aprimoramentos que simplificam o desenvolvimento de aplicativos e ampliam o alcance do Java para torná-lo acessível a desenvolvedores de todos os níveis de habilidade, o Java 22 ajudará a impulsionar a criação de uma ampla gama de novos aplicativos e serviços para organizações e desenvolvedores.”

    A versão mais recente do Java Development Kit (JDK) fornece atualizações e aprimoramentos em resposta a 12 Propostas de Melhoria (JEPs). O JDK 22 incorpora aprimoramentos de linguagem do OpenJDK Project Amber (Statements before super[…], Unnamed Variables & Patterns, String Templates, and Implicitly Declared Classes and Instance Main Methods); Projeto Panamá (Foreign Function & Memory API and Vector API); funcionalidades relacionadas ao Tear do Projeto (Structured Concurrency and Scoped Values); bibliotecas principais e recursos de ferramentas (Class-File API, Launch Multi-File Source-Code Programs, Stream Gatherers); e atualizações de desempenho (Region Pinning for G1).

    “Depois de quase três décadas, a capacidade do Java de suportar tarefas de desenvolvimento complexas que incluem uma ampla gama de casos de uso, torna a plataforma tão relevante quanto nunca”, disse Arnal Dayaratna, vice-presidente de pesquisa de desenvolvimento de software da IDC. “A versatilidade e o conjunto de ferramentas do Java permitem facilitar o desenvolvimento de aplicações essenciais de produção em escala, posicionando-o como uma tecnologia de ativação chave para casos de uso inovadores, como IA generativa.”

    Principais atualizações no Java 22:

    Características do Project Amber

    • JEP 447: Statements before super(…): dá aos incorporadores a liberdade de expressar o comportamento dos construtores. Ao permitir que instruções que não são referenciadas à instância que está sendo criada apareçam antes de uma invocação explícita do construtor, esse recurso permite um posicionamento mais natural da lógica que precisa ser contabilizado em métodos estáticos auxiliares, construtores intermediários auxiliares ou argumentos do construtor. Ele também continua a garantir que os construtores sejam executados em ordem decrescente durante a instanciação de classe, garantindo que o código em um construtor de subclasse não possa interferir na instanciação de superclasse. Além disso, esse recurso não requer que sejam feitas alterações no Java Virtual Machine e é baseado apenas na capacidade atual da JVM de verificar e executar o código que aparece antes de invocações explícitas do construtor dentro dos construtores.
    • JEP 456 Unnamed Variables & Patterns: contribui para melhorar a produtividade do desenvolvedor melhorando a linguagem Java com variáveis e padrões sem nome, que podem ser usados quando declarações de variáveis ou padrões aninhados são necessários, mas nunca usados. Isso reduz a probabilidade de erros, melhora a legibilidade dos padrões de log e aumenta a capacidade de manutenção de todo o código.
    • JEP 459: String Templates (Second Preview) simplifica o desenvolvimento de programas Java, facilitando a expressão de strings que incluem valores calculados em tempo de execução e melhora a segurança de programas que compõem strings a partir de valores fornecidos pelo usuário e as transferem para outros sistemas. Além disso, a legibilidade de expressões que misturam texto e expressões é aprimorada, e valores computados que não são de cadeia de caracteres podem ser criados a partir de texto literal e expressões incorporadas sem precisar passar por uma representação de cadeia de caracteres intermediária.
    • JEP 463: Implicitly Declared Classes and Instance Main Methods (Second Preview): ajuda a acelerar o aprendizado, fornecendo uma abordagem simples à programação Java para que os alunos possam escrever seus primeiros programas sem precisar entender as funções de linguagem projetadas para programas grandes. Com esse recurso, os educadores podem introduzir conceitos progressivamente, e os alunos podem escrever declarações simplificadas para programas de classe única e expandir perfeitamente seus programas para usar recursos mais avançados à medida que desenvolvem suas competências.

    Características do Tear do Projeto

    • JEP 462: Structured Concurrency (Second Preview): permite que os desenvolvedores simplifiquem o tratamento e a resolução de erros e melhorem a observabilidade introduzindo uma API para simultaneidade estruturada. Ele ajuda a promover um estilo de programação simultânea que pode eliminar riscos comuns decorrentes de cancelamento e desligamento, como vazamentos de thread e atrasos de cancelamento, e melhorar a observabilidade de código simultâneo.
    • JEP 464: Scoped Values (Second Preview): ajuda a aumentar a usabilidade, a compreensibilidade, o desempenho e a robustez dos projetos dos desenvolvedores, facilitando o compartilhamento de dados imutáveis dentro e entre threads.

    Características do Projeto Panamá

    • JEP 454: Foreign Function & Memory API: aumenta a usabilidade, flexibilidade, segurança e desempenho do desenvolvedor, introduzindo uma API que permite que programas Java interoperem com código e dados fora do tempo de execução Java. Ao invocar efetivamente funções externas, como código JVM (Non-Java Virtual Machine) e por meio de acesso seguro à memória externa (ou seja, não gerenciada pela JVM), a nova API permite que programas Java chamem bibliotecas nativas e processem dados nativos sem a necessidade de usar a Interface Nativa Java.
    • JEP 460: Vector API (Seventh Incubator): Permite que os desenvolvedores alcancem um desempenho superior em relação a cálculos escalares equivalentes, introduzindo uma API para expressar cálculos vetoriais que compilam de forma confiável instruções vetoriais em tempo de execução em arquiteturas de CPU suportadas.

    Recursos das Bibliotecas Principais & Ferramentas

    • JEP 457: Class-File API (Preview): ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade fornecendo uma API padrão para analisar, gerar e transformar arquivos de classe Java.
    • JEP 458: Launch Multi-File Source-Code Programs: dá aos desenvolvedores a capacidade de escolher se devem ou não configurar, e quando, uma ferramenta de autoria, pois aprimora o iniciador de aplicativos Java para executar um programa fornecido como vários arquivos de código-fonte Java.
    • JEP 461: Stream Gatherers (Preview): ajuda os desenvolvedores a melhorar a produtividade aprimorando a API de fluxo para oferecer suporte a operações intermediárias personalizadas, o que permitirá que os pipelines de fluxo transformem dados de maneiras que não podem ser facilmente alcançadas com operações intermediárias pré-criadas existentes. Ao aumentar a flexibilidade e expressividade dos pipelines de fluxo e permitir que operações intermediárias personalizadas manipulem fluxos de tamanho infinito, esse recurso permite que os desenvolvedores sejam mais eficientes na leitura, gravação e manutenção de código Java.

    Atualizações de desempenho

    • JEP 423: Region Pinning for G1: ajuda a reduzir a latência, permitindo que alguma coleta de lixo de programação ocorra durante algumas chamadas de biblioteca nativa que, de outra forma, exigiriam que o coletor fosse interrompido. Isso é feito controlando quais objetos precisam ser bloqueados durante essas chamadas de biblioteca nativa e “fixando” apenas as regiões que contêm esses objetos. Isso permite que a programação da coleta de lixo continue normalmente em regiões não fixadas, mesmo durante o que de outra forma teria sido uma chamada de bloco para uma biblioteca nativa

    O Java 21 é o resultado da colaboração contínua entre engenheiros da Oracle e outros membros da comunidade global de desenvolvedores Java por meio do OpenJDK e do Java Community Process (JCP). Além desses novos aprimoramentos e recursos, o Java 22 inclui o Java Management Service (JMS), um serviço nativo do Oracle Cloud Infrastructure (OCI) que fornece um único painel para ajudar as organizações a gerenciar tempos de execução e aplicativos Java no local e em qualquer nuvem.

    Apoiando o ecossistema global de Java com inovação em nuvem

    O Java impulsiona o desempenho, a eficiência, a inovação e a economia de custos quando implantado na nuvem no Oracle Cloud Infrastructure, que é uma das primeiras nuvens de hiperescalabilidade a suportar o Java 22. Ao oferecer gratuitamente o Oracle Java SE, o Oracle GraalVM e o Java SE Subscription Enterprise Performance Pack com o Oracle Cloud Infrastructure, o Java 22 permite que os desenvolvedores criem e implantem aplicativos que são executados mais rápido, melhor e com economia otimizada.

    O Oracle Java Universal SE Subscription é uma oferta pré-paga que fornece aos clientes o melhor suporte da categoria. Ele inclui suporte de classificação para todo o portfólio Java, direito de acesso ao GraalVM Enterprise, Java SE Subscription Enterprise Performance Pack, acesso a recursos avançados do Java Management Service e flexibilidade para fazer upgrade no ritmo do seu negócio. Isso ajuda as organizações de TI a lidar com a complexidade, limitar seus custos e reduzir os riscos de segurança.

    Comunidade Java Global Adota o Java 22

    “Dentro do ecossistema dinâmico da Comunidade Java da Turquia (TJC), o suporte duradouro da Oracle alimenta nosso impulso”, disse Evren Tan, líder da comunidade do TJC. “À medida que o Java 22 está sendo desenvolvido, estamos adotando uma série de funcionalidades contemporâneas que melhoram ainda mais a eficiência do desenvolvedor, reforçando nosso compromisso com o avanço da tecnologia Java na Turquia. Também damos as boas-vindas a desenvolvedores Java de todo o mundo para se juntarem a nós nas atividades do TJC, com o espírito de comunidade acolhedora que mantém o Java vibrante.”

    “A popularidade do Java como linguagem de programação, plataforma e comunidade de desenvolvedores continua a crescer no Marrocos e na região africana”, disse Badr El Hourari, fundador e CIO do xHub. “Com o Java 22, é encorajador ver a equipe Java da Oracle se concentrar em inovações que ajudarão novos desenvolvedores a adotar o Java mais rapidamente, como no JEP 463. Ao simplificar a linguagem, o acesso ao Java é pavimentado para uma nova geração de programadores. Além disso, aqui no Marrocos, continuamos a destacar a importância do Java na conferência anual Devoxx Marrocos, e convidamos todos os desenvolvedores para o evento deste ano para ouvir algumas das vozes globais mais influentes na comunidade Java.”

    “Estou animada com os recursos que o Java 22 reúne para todos, de estudantes a desenvolvedores seniores, e de aventureiros Java entusiasmados a organizações que procuram desempenho estável”, disse Mala Gupta, advogada do desenvolvedor Java da JetBrains. “O Java está adotando uma abordagem minimalista, pois tenta reduzir todos os formalismos relacionados à escrita de etapas iniciais do código, através do método de instância principal e classes implícitas, tornando mais fácil para as pessoas começarem a aprender Java. Com o Statements before super[…] makeover, o Java provou mais uma vez que impulsiona a inovação responsável, e é muito reconfortante que ele reduza as restrições de linguagem que existiam no Java versão 1.0 sem quebrar nenhum código. O IntelliJ IDEA 2024.1 está pronto para suportar os recursos do Java 22 com um olho na facilidade de uso pelos desenvolvedores Java.”

    “A equipe da Helidon reconheceu o valor dos threads virtuais assim que os anunciou. Com o Helidon 4, a equipe reescreveu o servidor web Helidon para usar nativamente threads virtuais, resultando em um desempenho significativamente melhorado e aumento de produtividade para os desenvolvedores”, disse Will Lyons, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Oracle. “Agora, com o Java 22, estamos vendo mais um aumento no desempenho dos threads virtuais, e essas melhorias significativas beneficiarão todos os usuários do Helidon.”

    Para saber mais sobre Java e seu ecossistema global, visite:

    • Dev܂java: O Portal Oficial de Treinamento Java
    • Inside܂java: Notícias e insights dos membros da equipe Oracle Java
    • Java YouTube: Canal oficial do Java no YouTube para vídeos de treinamento em Java

    Recursos adicionais

    Sobre a Oracle

    A Oracle oferece conjuntos integrados de aplicativos, bem como infraestrutura segura e autônoma no Oracle Cloud. Para obter mais informações sobre a Oracle (NYSE: ORCL), visite nossa página aqui.

    Marcas comerciais

    Oracle, Java, MySQL e NetSuite são marcas registradas da Oracle Corporation. A NetSuite foi a empresa pioneira que abriu as portas para a nova era da computação em nuvem.

    - Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidade
    Publicidadespot_imgspot_img
    Últimas notícias
    Publicidadespot_imgspot_imgspot_imgspot_img
    Notícias relacionadas
    PublicidadePublicidade