Sábado, Abril 27, 2024
MAIS

B3 divulga Relatório Anual 2023

Além dos resultados financeiros, documento abrange informações Ambientais, Sociais e de Governança Corporativa, incluindo detalhes do cumprimento da meta de criação de um Índice de Diversidade para o mercado brasileiro

Publicidadespot_imgspot_img

São Paulo, 25 de março de 2024 – A B3 divulgou, na última sexta-feira (22/3), o Relatório Anual 2023, com os principais resultados e indicadores da companhia para dar transparência e prestar contas aos públicos de interesse da empresa.

Além do desempenho de suas principais linhas de negócio, o relatório anual também atualiza o desempenho das metas de diversidade assumidas na operação do Sustainability-Linked Bond emitido pela B3 em setembro de 2021. O SLB é um título de dívida com taxa de juros atrelada a compromissos de sustentabilidade. Na emissão do bond, a bolsa do Brasil assumiu duas metas: 1) criar, até 2024, um índice de mercado que meça o desempenho de empresas com bons indicadores de diversidade e 2) atingir o percentual de 35% de mulheres em cargos de liderança na companhia até 2026.

A primeira meta foi cumprida com o lançamento, em agosto de 2023, do IDIVERSA. O indicador ajuda os investidores a reconhecerem as companhias listadas que se destacam em diversidade, além de induzir que haja maior representatividade de grupos sub-representados (gênero feminino, pessoas negras e indígenas) no mercado. Em relação ao percentual de mulheres em cargos de liderança, a B3 fechou o ano com 29,5%.

Além do relatório tradicional, a companhia também divulgou o documento “B3 em 10 minutos”, com conteúdo resumido. Nesse material, o leitor encontra as principais informações do Relatório Anual de 2023 de forma direta, simples e ideal para pessoas físicas interessadas na estratégia de negócio ou que desejem uma visão geral sobre o que a B3 faz.

“O ano de 2023 marca a consolidação da nossa cultura, com o lançamento do propósito da companhia. Começamos esta jornada há seis anos, quando ocorreu a fusão que deu vida à marca B3. Primeiro, estabelecemos nossos valores; depois, nossa causa; e agora já temos maturidade institucional suficiente para afirmar: nós existimos para conduzir o desenvolvimento econômico sustentável no país para a sociedade prosperar”, diz o CEO da B3, Gilson Finkelsztain.

O Relatório Anual segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI), além de aspectos do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), International Integrated Reporting Council (IIRC) e da Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD), e abrange a conexão das ações da B3 com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Outros destaques do relatório:

• Novo recorde de participações no Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE B3), com 96 companhias elegíveis;

• Realização de 38 leilões, viabilizando investimentos de cerca de R$ 85 bilhões;

• Parceria com a ACX para plataforma de créditos de carbono;

• Registro de 36 milhões de CBIOs;

• Desenvolvimento da plataforma do programa Desenrola Brasil;

• Aprovação pela CVM do Anexo ASG, que estimula a diversidade na liderança das empresas;

• R$ 90 milhões destinados a projetos sociais e culturais, sendo R$ 57 milhões relativos a verbas incentivadas e R$ 33 milhões em Investimento Social Privado direto;

• Envolvimento de 63% dos funcionários em ações de voluntariado corporativo, representando um aumento percentual de 20% em comparação com 2022;

• Mais de 2,6 milhões de usuários no site B3 Bora Investir;

• Mais de 300 mil usuários cadastrados e 912 mil acessos na plataforma da B3 Educação;

• Mais de 500 usuários na plataforma de dados ESG Workspace;

• A companhia é Carbono Neutro desde 2011.

O relatório está disponível no site de RI da B3.

- Publicidade -PublicidadePublicidadePublicidade
    Publicidadespot_imgspot_img